Recentemente, o ator Hugh Jackman noticiou no seu perfil do Instagram® que havia sido submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer de pele no nariz.
Aproveitamos a notícia para passar algumas dicas dadas por nossos especialistas, os doutores Antônio Carlos Minuzzi Fº e Dra Lyane Minuzzi, sobre lesões de pele que devemos suspeitar.
A lesão que apresentava o ator Hugh Jackman foi diagnosticada como um Carcinoma Basocelular, o qual é o mais comum tumor maligno de pele, seguido pelo Carcinoma Espinocelular. Os pacientes devem ficar atentos para feridas que não cicatrizam em regiões expostas freqüentemente ao sol, como a face, o dorso das mãos e a região do pescoço. Além disso, as feridas com surgimento recente, com aspecto avermelhado ou brilhante e elevado, devem chamar a atenção e o paciente deve ser encaminhado ao especialista.
Pacientes com pele mais clara possuem um risco muito aumentado de desenvolver esse tipo de tumor e outro fator que aumenta o risco é a exposição solar. Por isso, com a chegada do verão, os cuidados com a radiação solar devem ser intensificados, com o uso de protetor e prudência com relação ao tempo de exposição e os horários.
Importante lembrar que existem outros tumores malignos da pele e, sempre que existir dúvidas com relação a alguma lesão cutânea, o paciente deve procurar uma consulta com especialista para avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário