quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Reforço da musculatura abdominal

Hoje, Bruno Motta (educador físico do Projeto Saúde Inteligente), fala sobre a importância do reforço da musculatura abdominal. Se você está acostuma à rotina de treinos, fique atento às dicas!

Falaremos sobre abdominais no post de hoje! Mas antes, gostaria de questionar vocês: quem já sentiu, ou sente, dores na região da coluna?


Esta foto enfatiza que essa é uma das regiões mais importantes do nosso corpo, pois a coluna vertebral dá sustentação ao nosso corpo, mantém nossa postura, realiza movimentos de flexão, extensão e rotação do tronco e absorve os impactos diários recebidos pela força da gravidade e das atividades que realizamos, como caminhar, correr, sentar, levantar, agachar, pular, entre outras.

Quem busca por um corpo esteticamente perfeito acaba por deixar de lado essa região, lembrando apenas de realizar incansáveis séries de inúmeras repetições de abdominais para chegarmos à tão sonhada "barriga de tanquinho". Por esse motivo, gostaria de dar algumas dicas para vocês melhorarem o desempenho, fortalecerem a região e protegerem a coluna de vocês, evitando desconfortos ou casos mais graves, como lesões e as tão conhecidas e dolorosas hérnias discais. Acompanhe:

1) Busque um equilíbrio muscular em seu treino. Ou seja: quando fazemos movimentos de flexões do tronco (abdominais), devemos realizar, de preferência, em dias alternados, movimentos de extensão do tronco para fortalecimento da região posterior.

2) Não faça abdominais todos os dias, pois o abdômen é um músculo igual a todos os outros e necessita de descanso para regeneração muscular.

3) Evite fazer séries de grandes volumes de repetições (400, 500, 600 abdominais), pois a sobrecarga na região da sua coluna será enorme. Ao invés disso, aumente a intensidade mexendo em variáveis, como cargas, respiração, intervalo, velocidade do movimento, entre outros.

4) Faça exercícios estabilizadores (isométricos). Eles fortalecem a musculatura profunda do seu abdômen, responsável pela manutenção da sua postura e proteção da sua coluna.

5) Abdominal não "tira" barriga, apenas fortalece. O que emagrece é o conjunto de exercícios elaborado de acordo com o seu objetivo e junto com uma dieta regrada para obtenção de melhores resultados.

6) Cuide a sua postura no dia a dia. Sente-se com o tronco ereto e, sempre que for agachar, flexione seus joelhos para diminuir a sobrecarga na região da sua coluna. Não esqueça, um dia você irá precisar dela! 

Espero ter contribuído para que vocês tenham um abdômen realmente forte e sarado e com uma postura exemplar e uma coluna supersaudável.

Bruno Motta
Educador Físico
Saiba mais sobre o Bruno em www.projetosaudeinteligente.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário