quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Importância da avaliação física

Hoje, no Blog PSI, falaremos sobre as atividades físicas. Antes de começar a praticar algum esporte ou atividade física você já pensou em realizar uma avaliação de sua condição atual? Bruno Motta, educador físico do Projeto Saúde Inteligente, fala sobre a importância da avaliação física antes de iniciar sua rotina de treinos. Confira!



Do que adianta treinar sem especificidade? Você sabe se seu treino está de acordo com o que você realmente precisa? Seus exercícios estão realmente adequados para seus objetivos? E os resultados? Você tem um acompanhamento periódico para mensurar o quanto você esta evoluindo com seu treinamento?

A avaliação física é necessária para a manutenção da saúde de quem pratica exercícios. Funciona como medida de segurança para alunos e é lei em academias de vários estados do país. Mesmo com essa obrigatoriedade, muitas pessoas pulam essa etapa sem saber os riscos que correm. A avaliação não protege somente a saúde, ela também faz seus treinos renderem mais e, na medida, avalia o que você realmente precisa desenvolver. O teste ergométrico tem como objetivo avaliar o consumo máximo de oxigênio (VO2), além de monitorar a maneira como seu corpo se comporta em diferentes graus de esforço. O teste pode ser realizado em esteira ou bicicleta. A composição corporal é realizada com adipômetro, instrumento que belisca as gordurinhas da barriga, cintura e dos braços para medir o percentual de gordura e de músculos que compõem o peso total do indivíduo e verifica quais as regiões que possuem maior quantidade de gordura localizada. 

Na avaliação postural, o profissional checa o alinhamento das costas e dos possíveis desvios posturais. São prescritos o tipo, volume e a intensidade dos exercícios para corrigir a postura, diminuindo desconfortos, evitando dores e prevenindo o surgimento de lesões. O teste de flexibilidade é feito para analisar a capacidade de alongamento de cada indivíduo. Um músculo flexível aumenta a amplitude dos seus movimentos, minimiza os riscos de lesões e melhora a postura durante o dia a dia. Um músculo encurtado pode causar um desequilíbrio articular e prejudicar o rendimento dos seu treinamento.

Não faça exercícios físicos sem a devida orientação e o correto acompanhamento de profissionais da área da saúde. O barato de hoje, pode custar caro amanhã, pense nisso!

Bruno Motta
Educador Físico
Saiba mais sobre o Bruno em www.projetosaudeinteligente.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário