sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Receitinhas saudáveis - Parte III

Dica de hoje da nutricionista Cecília Schiavon: Cuscuz Marroquino (receita de base). Veja abaixo.


Excelente acompanhamento, com baixo índice glicêmico, leve e rico em nutrientes.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de cuscuz marroquino (sêmola de trigo)
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Regue o cuscuz com a água fervente, acrescente os temperos e cubra com um prato para os grãos cozinharem no vapor. Em 5 minutos está pronto para servir!

Sugestões para enriquecer seu cuscuz: 100g de amêndoas laminadas e torradas, uvas-passas, salsinha picada e cebola-roxa.  Use a criatividade e deixe seu cuscuz mais colorido e nutritivo.

Texto especialista: Cecília Cesa Schiavon (nutricionista)


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Exercícios físicos na terceira idade

Nunca é tarde para iniciar uma atividade física! Confira, abaixo, o texto do Dr. Minuzzi Fº, cirurgião plástico e um dos mentores do Projeto Saúde Inteligente.


Um estudo inglês publicado recentemente no British Journal of Sports Medicine, mostrou um relação direta entre o envelhecimento saudável e a prática de exercícios físicos.


O mais interessante é que o estudo mostrou que, mesmo as pessoas que começaram a atividade física apenas na terceira idade, também tiveram uma melhora na sua saúde.

Foram acompanhados, durante 8 anos, mais de 3500 cidadãos entre 50 e 70 anos de idade. Aqueles que praticavam atividade física regular (ao menos 150 minutos por semana) tinham 3 vezes mais chance de ser saudáveis mental e fisicamente quando comparados com os sedentários. Mais um achado que comprova a importância do exercício físico em todas fases de nossas vidas.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Receitinhas saudáveis - Parte II

Receitas saudáveis e refrescantes pela nutricionista do Projeto Saúde Inteligente, Cecilia Schiavon. Acompanhe abaixo!



Proteica e gostosa: salada de feijão branco com atum.

Ingredientes:
1 xícara de feijão branco cozido
1 lata de atum sólido em óleo
½ cebola roxa
Raspas de 1 limão
2 colheres de caldo de limão
2 colheres de azeite
Manjericão e pimenta a gosto

Preparo:
Deixe ½ xícada de feijão branco de molho da noite para o dia, troque a água e cozinhe por 15 minutos na panela de pressão. Escorra o óleo do atum. Misture todos os ingredientes e sirva frio.

Texto especialista: Cecília Cesa Schiavon (nutricionista)


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Comprimento do dedo e a beleza masculina

Nosso cirurgião plástico, o Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº, fala sobre a tão comentada relação entre o tamanho do dedo anular a atratividade masculina. Veja!


Existe uma mística sobre o tamanho do 4º dedo da mão do homem e a sua virilidade. Mas será que existe algum tipo de veracidade por trás dessa informação?

Foram realizados trabalhos científicos sobre o assunto os quais apresentaram resultados interessantes. Alguns estudos demonstraram que o aumento do comprimento do 4º dedo da mão, comparado ao 2º dedo, em meninos, está diretamente relacionado a uma exposição maior à testosterona durante a gestação. No entanto, havia a dúvida se esta alteração no tamanho do dedo teria alguma relação com o quão o homem é considerado atraente.

Um estudo publicado pela revista Biological Sciences relacionou o tamanho do 4º dedo (anular) em relação ao 2º dedo (indicador) com a beleza do rosto masculino (masculinidade e atratividade). O resultado foi equívoco: quanto mais longo o dedo anular em comparação com o indicador (ou seja, quanto maior a exposição à testosterona), mais atraente o rosto foi classificado. 

Do ponto de vista evolutivo, esta preferência pode ser explicada pelo aumento das chances reprodutivas de uma mulher com um parceiro mais viril.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº  (CRM 32148)


















Proc Biol Sci. 2012 June 22; 279 (1737): 2457-2463
Published online 2012 February 15. doi 10.1098/rspb.2011.2351. PMCID: PMC3350668
Secondo-to-fourth digit ratio and facial shape in boys: the lower the digit ration, the more robust the face

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Receitinhas saudáveis - Parte I

Com a chegada do verão, muitas pessoas passam a dar uma atenção especial para a alimentação, certo? Cecília Cesa, uma das nutricionistas do Projeto Saúde Inteligente, preparou algumas receitinhas saudáveis que você poderá acompanhar semanalmente por aqui. Sabe qual é a primeira? Barrinha de sementes e frutas secas! Confira.



Que tal preparar sua própria barrinha com ingredientes frescos e saudáveis? Ótima dica de lanche para levar ao trabalho ou à praia durante as férias! Veja a receita:

Barrinha de sementes e frutas secas
Ingredientes:
  • 2/3 xícara (chá) de castanha de caju
  • 2/3 xícara (chá) de coco ralado
  • 1/3 xícara (chá) de gergelim
  • 1/3 xícara (chá) de semente de chia
  • 1 xícara de damasco seco picado
  • 1/2 xícara (chá) de tâmaras picadas
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 4 colheres (chá) de raspas de limão
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Primeiro, bata a chia no liquidificador até virar pó. Em seguida, Acrescente os demais ingredientes até ficar cremoso. Espalhe e alise a massa sobre papel manteiga, com espessura de 1cm, e leve ao refrigerador. Após 2 horas, corte em formato de barrinhas e pronto! Aproveite a dica!

Texto especialista: Cecília Cesa (nutricionista)



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Índice Glicêmico (IG)

Afinal, você sabe o que é o Índice Glicêmico (IG)? Luiza Lubianca, uma das nutricionistas do Projeto Saúde Inteligente, explica!


Quando a gente come uma fruta com alto IG, nosso pâncreas produz insulina. Rapidamente, ele chega ao sangue e é digerido. O que isso significa?

  • Rápida absorção de alimentos;
  • Aumento de apetite;
  • Maior acúmulo de gordura;
  • Menos saúde;
  • Zero saciedade.

Estudos revelam que uma dieta de baixo Índice Glicêmico tem sido a mais utilizada, pois não sobrecarrega o pâncreas (de olho no diabete!), além de conseguir promover saciedade por mais tempo. Neste cenário, muitas pessoas perguntam: por que as frutas se elas sempre foram saudáveis? Elas continuam sendo! Apenas aprenda os truques sobre como consumi-las. 

Fica a dica: Se liga nos lanches, pois é quando consumimos as frutas de alto IG. O ideal é que, ao consumir frutas, você acrescente uma fonte de proteína junto, pois isso promoverá a sensação de saciedade. Agregue valor aos nutrientes que as frutas já conseguem nos fornecer naturalmente. 

Texto: Luiza Lubianca (nutricionista Projeto Saúde Inteligente)


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Gestação e exercícios físicos

Você sabia que o exercício físico materno durante a gestação beneficia o desenvolvimento cerebral do bebê? O Dr. Minuzzi Fº, um dos mentores do Projeto Saúde Inteligente, explica.



Um estudo realizado na Universidade de Montreal no Canadá comparou gestantes que praticavam exercícios físicos (no mínimo 20 minutos 3 vezes por semana) com gestantes sedentáriasJá se sabe que o exercício físico é benéfico para o cérebro do adulto, mas, logo, se resolveu fazer este estudo para analisar o efeito sobre o bebê.

Os recém-nascidos eram avaliados pouco após o nascimento através da sua atividade cerebral. Os bebês filhos das gestantes que realizavam atividade física apresentaram um desenvolvimento cerebral superior ao grupo das mães sedentáriasAchados corroboram com as orientações atuais dos Obstetras que indicam sim atividades físicas durante a gravidez.

Importante lembrar que toda gestante deve ser acompanhada por um Obstetra e avaliada antes de programar qualquer exercício físico.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Rejuvenescimento facial (Facelift)

A cirurgia de rejuvenescimento facial, também chamada, tecnicamente, de ritidoplastia ou facelift, é o procedimento que visa atenuar os sinais de envelhecimento do rosto.

O Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº traz, logo abaixo, um interessante estudo que demonstra a capacidade da cirurgia de “rejuvenescer” os pacientes. Veja mais.


Pesquisadores da Universidade de Toronto realizaram um trabalho com 60 pacientes em torno de 60 anos de idade que foram submetidos à cirurgia de rejuvenescimento facialA avaliação das fotos pós-operatórias resultou em uma média de idade 8,9 anos menor que a idade biológica. Ou seja, os médicos que analisaram as fotografias tiveram a sensação de que as pacientes estavam quase uma década mais jovens do que sua idade real.

A capacidade que a cirurgia de rejuvenescimento facial têm em retardar em alguns anos os sinais do envelhecimento é incontestável. No entanto, é importante lembrar que quanto mais cedo se realiza o procedimento, menos agressivo ele será e mais naturais serão os resultados. Cirurgia plástica é com cirurgião plástico especialista!

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


















Referência: "Perceived Age Change After Aesthetic Facial Surgical Procedures - Quantifying Outcomes of Aging Face Surgery"
Nitin Chauhan, MD, FRCSC; Jeremy P. Warner, MD; Peter A. Adamson, MD, FRCSC
Arch Facial Plast Surg. Published online February 20, 2012. doi: 10.1001/archfacial.2011.1561

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Água de coco (por Dr. Minuzzi Fº)



Consuma muita água de coco!
Rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico é muito semelhante ao plasma humano o que garantiu o reconhecimento internacional como o melhor reidratante oral.

Os benefícios que ela traz à saúde não param por aí, ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de açúcar no sangue, a circulação sanguínea, melhora a função do sistema imunológico e possui propriedades anti-envelhecimento.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


terça-feira, 12 de novembro de 2013

Castanha do Pará

Você sabe os verdadeiros benefícios da Castanha do Pará? Luiza Lubianca, uma das nutricionistas do Projeto Saúde Inteligente, fala um pouco sobre o alimento. Confira!



A Castanha do Pará pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. Além disso, o óleo da castanha é usado na fabricação de produtos de beleza para o cabelo. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante. Já a polpa, é branca, farinhenta e saborosa. É um excelente alimento!

Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruins do sangue (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), com o aumento das oleaginosas podemos impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, de acordo com uma coorte realizada na Espanha e publicada no The New England Journal of Medicine.

Elas, por conter gordura poli-insaturada, têm o poder de saciar. Porém, tome cuidado, pois elas são muito calóricasTambém melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderoso antioxidante. Aproveite a dica e consulte seu nutricionista!

Texto especialista: Luiza Lubianca (nutricionista)


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Prevenção de câncer (por Cecília Cesa Schiavon)

Outubro foi o mês para refletir sobre o câncer de mama, certo? Novembro, sobre o câncer de próstata. Mas além dos exames periódicos, o que fazer para prevenir os diversos tipos de câncer?

A Nutricionista Cecilia Cesa Schiavon traz um resumo do documento intitulado Alimentos, Nutrição, Atividade Física e Prevenção de Câncer: uma perspectiva global, desenvolvido pelo World Cancer Research Fund / American Institute for Cancer Research, que especifica 10 recomendações baseadas em evidências sólidas para prevenção do câncer. Confira!

Imagem: reprodução Liga Feminina de Combate ao Câncer

1. Seja o mais magro quanto possível dentro dos limites normais de peso corporal;
2. Mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária;
3. Limite o consumo de alimentos com alta densidade energética e evite bebidas açucaradas;
4. Consuma principalmente alimentos de origem vegetal. O ideal são cinco porções (no mínimo, 400g) de hortaliças sem amido e de frutas variadas todos os dias;
5. Limite o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas (menos de 500g por semana);
6. Limite o consumo de bebidas alcoólicas;
7. Limite o consumo de sal e cuidado com cereais e grãos mofados;
8. Tenha como objetivo o alcance das necessidades nutricionais por intermédio da alimentação e não com suplementos, a não ser que seja necessário;
9. Mães: tenham como objetivo amamentar as crianças exclusivamente até seis meses;
10. Sobreviventes de câncer: sigam as recomendações de prevenção de câncer para evitar recidiva.

Texto especialista: Cecília Cesa Schiavon (nutricionista)


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O sono e o peso (por Cecília Cesa Schiavon)



Que dormir faz bem para saúde todo mundo já sabe e sente na pele os efeitos de uma noite mal dormida. Mas você já parou para pensar que a dificuldade para perder aqueles quilinhos a mais pode ser culpa de poucas horas de sono por noite?

Um estudo de coorte, recentemente publicado no American Journal of Epidemiology, avaliou 83.377 homens e mulheres com idade entre 51-72 anos. Os pesquisadores questionaram os participantes quanto a duração do sono e avaliavam a mudança de peso ao longo de uma média de 7,5 anos. Após este período descobriram que quem dormia mais engordava menos e vice-versa. Em comparação com 7-8 horas de sono, o sono curto (<5 horas ou 5-6 horas ) foi associado com maior ganho de peso. Entre homens e mulheres que não eram obesos no início do estudo, os que relataram menos de 5 horas de sono por noite tinham um risco cerca de 40% maior de desenvolver obesidade do que aqueles que relataram 7-8 horas de sono.

Portanto, durma bem! Relaxe! Estamos todos cheios de atividades mas não podemos esquecer que o mais importante é nossa saúde! Sem ela nenhuma atividade pode ser feita de forma adequada.

Xiao, Q. et al. A Large Prospective Investigation of Sleep Duration, Weight Change, and Obesity in the NIH-AARP Diet and Health Study Cohort. Am. J. Epidemiol. Primeira publicação online, 18 de setembro de 2013. 

Texto especialista: Cecília Cesa Schiavon (nutricionista)


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vitamina D contra a gripe (por Dr. Minuzzi Fº)



Em recente estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, cientistas japoneses apresentaram resultados comparando diferentes táticas para prevenir gripe em pacientes pediátricos.

Foram tratadas 354 crianças dividas em dois grupos (ensaio clínico duplo-cego randomizado). O primeiro utilizando suplementação com Vitamina D (1200 UI por dia). O segundo grupo, utilizando drogas anti-virais (zanamivir e oseltamivir). Interessante lembrar que estas drogas já haviam sido comparadas com a vacina para gripe e provaram ser melhores que esta.

Os resultados foram impressionantes! A partir do segundo mês de tratamento, as crianças que utilizaram vitamina D tiveram uma redução de 50% da incidência de gripe, enquanto o grupo das drogas anti-virais reduziu apenas 8%.

Estes achados vão de encontro à teoria de que uma das causas do aumento da incidência de gripe no inverno é devido à diminuição da exposição solar e , consequente, queda dos níveis de Vitamina D em nosso organismo. 

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)