O assunto de hoje é de extrema importância para todos, tendo em vista que o método de treinamento a ser utilizado interfere diretamente nos resultados que serão obtidos nos treinos. Muitas pessoas visam este tipo de treinamento para promover o emagrecimento, em um estado de jejum, existe pouco glicogênio (principal fonte de energia durante exercícios de alta intensidade) armazenado em nossos músculos, com isso, existe uma maior mobilização de gordura como fonte energética predominante durante o exercício.
Acontece que o cérebro é um órgão totalmente ativo, e apesar de representar apenas 2% da massa total disponível de um adulto, é responsável por quase 15% do gasto energético em repouso, e você sabe qual é a sua principal fonte energética? A glicose. No jejum, primeiramente ocorre a mobilização de glicose do fígado, o qual chamamos de glicogênio hepático. Em seguida, é feito o CATABOLISMO (degradação de massa magra) das proteínas que são diretamente utilizadas pelos tecidos para conversão de energia. Após esta fase de utilização de proteínas e carboidratos, prioriza-se finalmente a mobilização de gordura.
Caso o jejum prossiga por muito tempo, intensifica-se novamente o CATABOLISMO PROTEICO (perda de massa magra), dessa vez de forma mais acentuada e danosa, podendo ocorrer desmaios por estar em um estado hipoglicêmico (pouca glicose no sangue). Além dos perigos envolvidos nos desmaios, há um muito mais grave, DANOS NEURAIS PERMANENTES. Isto significa que seu cérebro pode ser gravemente lesado com este tipo de treinamento, pois a falta de glicose irá causar apoptose neuronal (morte de neurônios).
Portanto, tome muito cuidado na hora de escolher o tipo de treinamento que você irá realizar, pense sempre na sua saúde, avalie as conseqüências e riscos que podem ser gerados e se irá ser realmente eficiente e benéfico para você.
Volto a dizer: treinamento é coisa muito séria, seu corpo não pode correr riscos, procure sempre um profissional qualificado antes de sair fazendo aquele treino que você leu na revista ou viu em alguma rede social. Descubra os prós e contras, busque sempre uma explicação fisiológica para avaliar se realmente será benéfico para você.
Bons treinos a todos!
Qualquer dúvida, envie um email para brunomottapersonal@hotmail.com que terei o maior prazer em respondê-lo.
Texto especialista: Bruno Motta (educador físico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário