quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Saúde intestinal (por Cecília Cesa Schiavon)



Você não é só o que você come. Você é o que você come, absorve, utiliza e excreta. Nesse sentido, o intestino tem um papel muito importante no nosso organismo. Você sabia que o intestino está relacionado com produção hormonal, função imune, neurotransmissores (inclusive a famosa serotonina), além da absorção e exceção?

Portanto, cuidar da saúde intestinal é o primeiro passo para perder ou manter o peso; ter a pele, cabelos e unhas saudáveis; e ainda manter o bom humor (fundamental para ser bonita).
Você deve conversar com seu nutricionista para avaliar se seu funcionamento intestinal está adequado. A frequência e a consistência das fezes pode dizer muito sobre sua saúde e seus hábitos alimentares. 

Convencidos a proporcional mais saúde ao seu intestino? Vamos às dicas:
- Tenha disciplina: escolha um melhor horário e local para as evacuações.
- Hidrate-se! Mantenha sempre uma garrafinha de água por perto. Prefira as de vidro ou aço inoxidável, no lugar das de plástico.
- Inclua o suco verde na sua rotina.
- Atividade física regular é muito importante para bom funcionamento intestinal. Mexa-se!
- Mastigue bem os alimentos. Comer é um dos prazeres da vida, pressa pra que?
- Faça as refeições em um local calmo e tranquilo. Quando não for possível, evite ao menor ficar olhando o celular, vendo TV e o principal, evite assuntos polêmicos à mesa. Deixe as discussões para um outro momento.
- Fibras! Abuse dos alimentos integrais. Como o próprio nome já diz, estão íntegros, não perderam seus nutrientes no refinamento. Além de fibras você ganha nutrientes! A necessidade de fibras diária é de, em torno, 25g. Para atingir a recomendação:

  • Adicione um mix de sementes (girassol, chia, linhaça, gergelim) nas frutas do café da manhã.
  • Inclua aveia em vitaminas, bolos, e sob frutas.
  • Substitua o arroz, a massa e o pão branco por versões integrais.
  • Consuma frutas com casca (maça, pera, pêssego, ameixa)
  • Consuma mamão e laranja com bagaço e / ou suco natural com gominhos
  • Inclua verdura e legumes no almoço e no jantar
  • Cozinhe legumes no vapor, deixando-os ao dente.
Por fim, procure um profissional de saúde capacitado para verificar como está sua microbiota intestinal, se você apresenta sintomas de alergia alimentar e como está sua digestão de proteínas. Caso seja necessário, poderá propor o uso de probióticos, associados aos prébióticos. 

Cuide-se!

Texto especialista: Cecília Cesa Schiavon (nutricionista)


Nenhum comentário:

Postar um comentário