Começamos este post com uma dúvida muito comum entre os praticantes de atividades físicas: o alongamento deve ser feito antes ou depois dos exercícios? Confira a dica de Bruno Motta, educador físico do Projeto Saúde Inteligente e saiba: o alongamento é extremamente necessário, independente dos objetivos ou da modalidade a ser praticada.
O alongamento melhora a flexibilidade, previne lesões, aumenta o desempenho, minimiza as dores musculares decorrentes de uma postura inadequada ao longo do dia, ajuda na remoção do lactato, entre outros inúmeros benefícios comprovados por diversas pesquisas realizadas ao longo dos anos.
Pois bem, depois de citados alguns benefícios que o alongamento pode trazer, qual seria o momento ideal para realizá-lo?
Ao iniciar um exercício, você precisa de um bom aquecimento nas articulações que serão utilizadas durante o treinamento, com movimentos mais amplos e dinâmicos, utilizando apenas seu peso corporal (ex: girar os braços para frente e para trás ou flexionar e estender seus joelhos, etc).
Isso irá preparar o seu corpo para o exercício principal e irá minimizar o desgaste articular, pois ao realizar estes movimentos, é liberado um líquido chamado de "sinovial" que funciona como um lubrificante articular, minimizando o atrito e melhorando a mobilidade da articulação envolvida.
Após o seu treino, cuide para alongar com maior intensidade, apenas a musculatura que não foi solicitada, tendo em vista a existência de micro-traumas nos músculos exercitados.
Caso seu objetivo seja o aumento da flexibilidade, você deve dedicar um dia da sua semana para isso, tendo em vista que este tipo de treinamento é muito mais intenso do que um simples alongamento, pois como o próprio nome já diz, o objetivo é aumentar a flexibilidade muscular, indo ao limite, sendo bem mais prolongado e doloroso durante a execução dos movimentos.
Cuide da sua postura, e mantenha hábitos saudáveis sempre, com certeza seu corpo irá te agradecer quando você precisar dele no futuro!
Bruno Motta
Educador Físico
CREF 014829-G/RS
www.projetosaudeinteligente.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário