segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Omelete de Whey Protein

Simples, fácil e delicioso. Aprenda a fazer um omelete de Whey Protein com Luiza Lubianca, nutricionista do Projeto Saúde Inteligente.

Imagem ilustrativa

Ingredientes:
• 1 gema
• 3 claras de ovo
• 1 medida de Whey Protein sem sabor
• 1 colher de sopa de queijo cottage, de minas ou ricota
• Sal a gosto

Saiba como fazer:
1. Misture bem as claras e as gemas. Acrescente Whey Protein e o queijo.
2. Utilize óleo de coco para cozinhar.
3. Com uma salada de folhas verdes fica uma refeição proteica e rica em nutrientes.

Perfeito para quem quer secar e definir. Foco na proteína, sempre!

Benefícios do pimentão

Você já pensou em acrescentar o pimentão a sua dieta diária?! Confira, abaixo, a lista de 7 importantes benefícios que o pimentão pode fazer para sua saúde. Aproveite!


  • Poucas calorias: em 100 gramas de pimentão, você estará ingerindo aproximadamente apenas 29 calorias;
  • Rico em vitamina C, bom para pele e sistema imune (mais rico no pimentão vermelho);
  • Vitamina A, essencial para visão.
  • Quando cozido em fogo baixo, e por curto período, ele mantém a propriedade  dos flavonoides (importantes antioxidantes);
  • Boa fonte de vitamina E, importante para a qualidade da pele e cabelos;
  • Vitamina B6, essencial para saúde do Sistema Nervoso Central;
  • Contém muitos carotenoides, particularmente beta-caroteno, com benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes;
  • O composto “capsaicin” presente no pimentão, mostrou, em estudos, que reduz o colesterol, melhora o controle do diabetes e ajuda a diminuir dor e inflamação.



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Receitas Projeto Saúde Inteligente

Os participantes do Projeto Saúde Inteligente botaram a mão na massa, literalmente! A nutricionista do PSI, Luiza Lubianca, e os doutores Minuzzi e Minuzzi Fº, sob orientação e parceira da Chef Juliana, prepararam um jantar superespecial. Se você quiser experimentar em casa, confira a receita abaixo. Enjoy!

Pizza de Whey Protein


Rendimento: 02 pizzas médias
Tempo: 30min
Grau de Dificuldade: médio

Ingredientes:
MASSA:
• 450gr de farinha de trigo integral
• 100gr de aveia em flocos finos
• ½ pacotinho de fermento para pão seco instantâneo 
• 200ml de água
• 100 ml azeite de oliva extra virgem
• 1 scoop de whey protein sem sabor
• 1 colher de alecrim

RECHEIO
• Pimentões
• Queijo minas light 
• Manjericão
• Molho de tomate
• Manjericão
• orégano

Modo de Preparo:
1. Misturar os secos (farinha, whey, fermento, sal, aveia, alecrim) em uma vasilha
2. Aos poucos, colocar o azeite de oliva, a água e ir misturando até  a massa ficar homogênea. Sovar a massa, dividir em duas partes, passar um fio de azeite em um tabuleiro antiaderente e abrir a massa na mão.
3. Colocar o molho de tomate sem gordura e sem açúcar sobre a massa.
4. Cobrir com o queijo minas, pimentões, manjericão, orégano.
5. Levar ao forno por aproximadamente 15 min.


Peito de frango marinado com gengibre, alho e Pink Salt-From The Himalayas
Purê de batata doce com pimentas aromáticas
Abobrinha recheada com queijo Cottage, tomate e ervas


Rendimento: 02 pessoas
Tempo: 1 hora
Grau de Dificuldade: médio

Ingredientes:
• 400g de filé de feito de frango  sem pele
• Gengibre
• Alho
• Pimenta
• 1 batata doce grande
• 1 abobrinha pequena orgânica
• Queijo cottage
• 1 tomate orgânico
• Óleo de côco
• Ervas

Modo de Preparo:
1. Colocar água em uma panela e colocar para ferver, enquanto isso descascar a batata doce e cortar em cubos pequenos de aproximadamente 2 cm, quando a água ferver, colocar a batata para cozinhar.
2. Temperar o frango com fatias de gengibre, pimenta, sal, alho, ervas, deixar marinando.
3. Cortar a abobrinha e rechear com o tomate cortado em cubos, duas colheres do queijo cottage, ervas.
4. Em uma frigideira anti-aderente em fogo médio colocar o frango até dourar, virar o frango e deixar dourar o outro lado.reserve. Se necessário colocar uma colher de óleo de coco para não grudar o frango na frigideira.
5. Colocar a abobrinha no forno por 20 minutos.
6. Esmagar a batata doce, finalizando com pimentas aromáticas e sal.

Dica:  o frango pode ficar de um dia para o outro temperado na geladeira! O sabor fica ainda melhor.


Mousse de Whey Protein de Chocolate


Rendimento: 02 porções
Tempo: 20min
Grau de Dificuldade: fácil
Ingredientes:
• 50 gramas de Whey Protein de Chocolate 
• 30ml de leite desnatado
• 3 claras de ovos

Modo de Preparo:
1. Bata as claras em uma vasilha até que elas endureçam.
2. Adicione a Whey Protein de Chocolate e um pouco de leite e bata novamente até ficar homogêneo.
3. Adicione mais leite até atingir a consistência desejada
4. Deixe no congelador por 10 min e sirva! 

Informações nutricionais:

1. Calorias: 320
2. Proteínas: 63,7g
3. Carboidratos: 6,15g
4. Gorduras: 4g


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O consumo de whey protein sempre foi muito comum entre pessoas com o objetivo de hipertrofia muscular. Por ser uma proteína completa, ou seja, com todos os aminoácidos essenciais e não-essenciais, o whey protein fez sua fama e está no topo da lista de proteínas de alto valor biológico. Quando se popularizou, muitas pesquisas científicas começaram a ser realizadas para investigar os efeitos do whey protein além da hipertrofia muscular. Pensando no bem estar e na continuidade da Essential Foods, a ESSENTIAL NUTRITION® lançou o whey protein em duas de suas três versões: isolado e hidrolisado.



Mas afinal, o que é exatamente o whey protein? Resumidamente, é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, o corpo consegue absorver quase a totalidade da proteína. É extraída da porção aquosa do leite (o soro do leite), gerada durante o processo de fabricação do queijo. Além de ser muito útil para promover o crescimento muscular, whey protein tem demonstrado funções metabólicas importantes como reguladores da função imune, anti-hipertensivos, detoxificante e antimicrobianos.

proteína do soro do leite pode ser de 3 tipos: isolada, hidrolisada ou concentrada. O whey protein concentrado varia de 30 a 90% de proteína em sua composição, e com uma boa parte de caseína, lactose e gorduras, pois não sofre nenhuma modificação em sua fabricação. O whey protein hidrolisado é acrescentado de enzimas que fazem a hidrólise ("quebra") da proteína em aminoácidos, sendo útil para quem pretende otimizar a absorção ou reduzir os efeitos da má digestão do whey concentrado ou isolado. A forma isolada concentra a maior quantidade de proteína, alcançando 99% na sua composição, mostrando-se uma proteína de excelente qualidade, assim como a hidrolisada.

Para oferecer o que há de melhor quando se trata de whey protein, a ESSENTIAL NUTRITION® lançou o Cacao Whey, um blend delicioso com whey protein hidrolisado e isolado, proteínas do mais alto valor biológico; colágeno hidrolisado, proteína que está presente em nossos ossos e pele, e adoçado com adoçantes 100% naturais, isentando os consumidores da ingestão de açúcares e aditivos químicos. Esse produto vai ao encontro com o que a empresa busca oferecer: qualidade, sabor, excelência e consumo zero de substâncias tóxicas.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Importância da avaliação física

Hoje, no Blog PSI, falaremos sobre as atividades físicas. Antes de começar a praticar algum esporte ou atividade física você já pensou em realizar uma avaliação de sua condição atual? Bruno Motta, educador físico do Projeto Saúde Inteligente, fala sobre a importância da avaliação física antes de iniciar sua rotina de treinos. Confira!



Do que adianta treinar sem especificidade? Você sabe se seu treino está de acordo com o que você realmente precisa? Seus exercícios estão realmente adequados para seus objetivos? E os resultados? Você tem um acompanhamento periódico para mensurar o quanto você esta evoluindo com seu treinamento?

A avaliação física é necessária para a manutenção da saúde de quem pratica exercícios. Funciona como medida de segurança para alunos e é lei em academias de vários estados do país. Mesmo com essa obrigatoriedade, muitas pessoas pulam essa etapa sem saber os riscos que correm. A avaliação não protege somente a saúde, ela também faz seus treinos renderem mais e, na medida, avalia o que você realmente precisa desenvolver. O teste ergométrico tem como objetivo avaliar o consumo máximo de oxigênio (VO2), além de monitorar a maneira como seu corpo se comporta em diferentes graus de esforço. O teste pode ser realizado em esteira ou bicicleta. A composição corporal é realizada com adipômetro, instrumento que belisca as gordurinhas da barriga, cintura e dos braços para medir o percentual de gordura e de músculos que compõem o peso total do indivíduo e verifica quais as regiões que possuem maior quantidade de gordura localizada. 

Na avaliação postural, o profissional checa o alinhamento das costas e dos possíveis desvios posturais. São prescritos o tipo, volume e a intensidade dos exercícios para corrigir a postura, diminuindo desconfortos, evitando dores e prevenindo o surgimento de lesões. O teste de flexibilidade é feito para analisar a capacidade de alongamento de cada indivíduo. Um músculo flexível aumenta a amplitude dos seus movimentos, minimiza os riscos de lesões e melhora a postura durante o dia a dia. Um músculo encurtado pode causar um desequilíbrio articular e prejudicar o rendimento dos seu treinamento.

Não faça exercícios físicos sem a devida orientação e o correto acompanhamento de profissionais da área da saúde. O barato de hoje, pode custar caro amanhã, pense nisso!

Bruno Motta
Educador Físico
Saiba mais sobre o Bruno em www.projetosaudeinteligente.com.br


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Manteiga x Margarina

Não substitua manteiga por margarina! Texto escrito por Dr. Minuzzi Fº elucida uma dúvida muito comum sobre os motivos para não substituir a manteiga pela margarina. Confira abaixo!


Há algumas décadas, as propagandas tentam nos convencer a substituir manteiga por margarina, mas não faça isso. Hoje, sabemos que a manteiga é infinitamente mais saudável que a margarina jamais poderá ser. 

Margarina é óleo processado poliinsaturado hidrogenado que comprovadamente aumenta o risco de infarto e câncer, além de diminuir a resposta imunológica e aumentar a resistência a insulina.. A margarina contém diversas substâncias danosas à saúde como: gordura trans, radicais livres, conservantes, solventes, flavorizantes, esteroides, vitaminas sintéticas e mono e diglicerídeos.

Já a manteiga, ao contrário do que muitos pensam, contém muitos nutrientes que protegem contra doenças cardíacas. Confira alguns compostos benéficos encontrados na manteiga:

 Primeiramente a vitamina A, importante para a visão e funcionamento adequado da tireóide e suprarrenal;
 Lecitina, fosfolipídeo que auxilia no metabolismo do colesterol;
 Iodo, essencial para a tireóide;
 Antioxidantes como o selênio e beta-caroteno;
 Ácido Linoleico conjugado que auxilia na proteção contra câncer e estimula crescimento muscular;
• Vitamina D que protege contra osteoporose, doenças cardíacas e câncer de colon;
• Vitamina E poderoso anti-inflamatório.

É importante lembrar que a manteiga deve ser consumida em pequena quantidade e, desta forma, servirá como fonte de gordura que seu corpo necessita. Nunca esqueça que toda orientação sobre a dieta deve ser acompanhada por um profissional responsável, médico ou nutricionista.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cafeína e suplementação

A nutricionista do Projeto Saúde Inteligente, Luiza Lubianca, aproveita o dia para falar sobre cafeína. Afinal, ela vem sendo bastante utilizada como suplementação, tanto para atletas quanto para perda de peso e definição muscular.


A cafeína estimula o Sistema Nervoso Central (SNC), além de conter xantinas que estimulam o SNC, produzindo sensação de alerta. Entre os benefícios, está o estímulo da lipólise (quebra da gordura). 

Ela tem o efeito parecido com o das anfetaminas, porém mais leve e em menor duração. Dependendo da dose ela pode estimular a vaso-constrição e causar taquicardia, entre vários outros efeitos colaterais.  Portanto é extrema importância o acompanhamento de um profissional da saúde  para a suplementação. 

Por Luiza Lubianca
Saiba mais sobre a Luiza em www.projetosaudeinteligente.com.br

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Óleo de coco diminui a gordura abdominal


Estudo randomizado duplo-cego realizado com 40 mulheres obesas entre 20 e 40 anos realizando dieta hipocalórica para emagrecimento. Metade delas tomava oleo de soja (30 mL/dia) e a outra óleo de coco como suplemento alimentar. 

Ao final de 12 semanas realizando esta dieta, identificou-se que todas as pacientes haviam perdido peso, no entanto se viu que o grupo que ingeriu óleo de coco, comparado ao grupo que ingeriu óleo de soja, teve aumento dos níveis de HDL (“colesterol bom”), diminuição do diâmetro abdominal (cintura) e diminuição do LDL e colesterol total.

Concluiu-se que a suplementação dietética com óleo de coco não causa aumento do colesterol (dislipidemia) e parece auxiliar no emagrecimento abdominal.

REFERÊNCIA:
Lipids - July 2009, Volume 44, Issue 7, pp 593-601
Effects of Dietary Coconut Oil on the Biochemical and Anthropometric Profiles of Women Presenting Abdominal Obesity Monica L. Assunção, Haroldo S. Ferreira, Aldenir F. dos Santos, Cyro R. Cabral Jr, Telma M. M. T. Florêncio

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tipos de pisada

Para você que está acostumado à corrida e outros esportes de impacto, Bruno Motta, educador físico do Projeto Saúde Inteligente, fala sobre os tipos de pisada. Confira!


Você costuma escolher seu tênis pela cor e modelo ou características técnicas?! Cuidado! Ao escolher o tênis para seu esporte preferido sem levar em consideração as características técnicas, você pode estar sobrecarregando suas articulações e correndo o risco de desenvolver graves lesões decorrentes à má distribuição dos impactos, pois prejudicam sua postura e comprometem sua saúde.


Faça a escolha com base no tipo da sua pisada. Observe a foto e descubra qual a sua pisada! Assim, você pode chegar na loja e perguntar para o vendedor todos os modelos existentes específicos para ela. Bons treinos, pessoal!

Bruno Motta
Educador Físico
Saiba mais sobre o Bruno em www.projetosaudeinteligente.com.br



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Melhore seu treino

Nossa dica de hoje, por Bruno Motta (educador físico do Projeto Saúde Inteligente), é para quem deseja resultados mais eficazes no treino diário. Confira e aproveite!



  • Treine com seriedade, concentrado no que você esta fazendo! 
  • Realize a execução de maneira correta, colocar bastante peso e fazer errado além de ser menos eficaz, pode acarretar em lesões. 
  • Respeite a ordem dos exercícios a serem realizados. Pode não parecer, mas a ordem dos fatores, neste caso, ALTERA o produto. 
  • Controle seu intervalo, deixe pra bater papo após ter concluído seu treino. 
  • Músculo não sabe contar! Então, se der, faça mais uma repetição. Ah, e vale número ímpar nas repetições, ok?!  
  • Nunca treine sem comer antes, sem ter dormido ou doente. Se fizer isso, irá catabolizar (perder músculos).
  • Aqueça bem antes de iniciar seus exercícios, principalmente em dias mais frios e antes de séries de alta intensidade. 
Seja feliz, faça aquilo que você gosta, a variedade de exercícios e métodos de treinamento é grande e com certeza terá alguma que irá chamar sua atenção.

Bruno Motta
Educador Físico
Saiba mais sobre o Bruno em www.projetosaudeinteligente.com.br


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Suplementação Alimentar: Whey Protein

Dr. Minuzzi Fº fala sobre suplementação alimentar e Whey Protein. Confira!



Nos últimos dias, ouvimos muitas informações equivocadas sobre o uso de suplementação alimentar. Mas afinal, quais os benefícios relacionados à suplementação dietética com Whey Protein?! Aí vão algumas informações sérias e muito pertinentes sobre as descobertas e benefícios relacionados à proteína isolada do soro do leite:

• Redução do açúcar no sangue (glicemia) em pessoas saudáveis;
• Diminuição da intolerância à glicose em pacientes obesos;
• Manutenção de massa muscular;
• Emagrecimento;
• Aumento da produção de hormônios anoréticos (diminuem o apetite) como colecistocinina, leptina e GLP-1;
• Diminuição do hormônio grelina, que aumenta o apetite;
• Diminuição da pressão sanguínea, inflamação e estresse oxidative.

Este importante estudo de revisão, publicado em 2012 pela Lipids in Health and Disease, lista as principais atividades benéficas do consumo de whey protein.



Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


Atividades físicas após lipoaspiração

"Fiz lipoaspiração, quando posso voltar para a academia?"
Por Dr. Minuzzi Fº - Cirurgião Plástico/Clínica Minuzzi

Uma pergunta muito comum entre os pacientes que desejam fazer uma lipoaspiração é sobre o tempo de recuperação. Afinal, quanto tempo eles precisam ficar afastados de suas atividades físicas?


A recuperação cirúrgica varia entre diferentes indivíduos, mas o principal fator para determinar o período de repouso é a quantidade de gordura lipoaspirada. Quanto maior esta quantidade, mais debilitado ficará o paciente e mais lenta será sua recuperação.


No entanto, é importante lembrar que a lipo não é cirurgia para emagrecimento, mas sim para o tratamento de gorduras localizadas, que muitas vezes os pacientes não conseguem eliminar com dieta e atividade física. Nestes casos, o período de recuperação varia de 7 a 15 dias, em média, para iniciar atividades físicas leves e gradualmente voltar aos treinos intensos. Esse período pode ser variável e a decisão de quando o paciente pode voltar às atividades cabe ao cirurgião. O exercício físico, assim como as sessões de drenagem, auxiliam na diminuição do inchaço e na otimização do resultado cirúrgico.

Caso sua preocupação seja o tempo de recuperação e o período para retornar à academia a tempo de chegar bem recuperado no próximo verão, a reposta é sim, ainda há tempo! Lembrando que lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que só deve ser realizado por cirurgião plástico especialista e em ambiente hospitalar com equipamento adequado e equipe treinada.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Reforço da musculatura abdominal

Hoje, Bruno Motta (educador físico do Projeto Saúde Inteligente), fala sobre a importância do reforço da musculatura abdominal. Se você está acostuma à rotina de treinos, fique atento às dicas!

Falaremos sobre abdominais no post de hoje! Mas antes, gostaria de questionar vocês: quem já sentiu, ou sente, dores na região da coluna?


Esta foto enfatiza que essa é uma das regiões mais importantes do nosso corpo, pois a coluna vertebral dá sustentação ao nosso corpo, mantém nossa postura, realiza movimentos de flexão, extensão e rotação do tronco e absorve os impactos diários recebidos pela força da gravidade e das atividades que realizamos, como caminhar, correr, sentar, levantar, agachar, pular, entre outras.

Quem busca por um corpo esteticamente perfeito acaba por deixar de lado essa região, lembrando apenas de realizar incansáveis séries de inúmeras repetições de abdominais para chegarmos à tão sonhada "barriga de tanquinho". Por esse motivo, gostaria de dar algumas dicas para vocês melhorarem o desempenho, fortalecerem a região e protegerem a coluna de vocês, evitando desconfortos ou casos mais graves, como lesões e as tão conhecidas e dolorosas hérnias discais. Acompanhe:

1) Busque um equilíbrio muscular em seu treino. Ou seja: quando fazemos movimentos de flexões do tronco (abdominais), devemos realizar, de preferência, em dias alternados, movimentos de extensão do tronco para fortalecimento da região posterior.

2) Não faça abdominais todos os dias, pois o abdômen é um músculo igual a todos os outros e necessita de descanso para regeneração muscular.

3) Evite fazer séries de grandes volumes de repetições (400, 500, 600 abdominais), pois a sobrecarga na região da sua coluna será enorme. Ao invés disso, aumente a intensidade mexendo em variáveis, como cargas, respiração, intervalo, velocidade do movimento, entre outros.

4) Faça exercícios estabilizadores (isométricos). Eles fortalecem a musculatura profunda do seu abdômen, responsável pela manutenção da sua postura e proteção da sua coluna.

5) Abdominal não "tira" barriga, apenas fortalece. O que emagrece é o conjunto de exercícios elaborado de acordo com o seu objetivo e junto com uma dieta regrada para obtenção de melhores resultados.

6) Cuide a sua postura no dia a dia. Sente-se com o tronco ereto e, sempre que for agachar, flexione seus joelhos para diminuir a sobrecarga na região da sua coluna. Não esqueça, um dia você irá precisar dela! 

Espero ter contribuído para que vocês tenham um abdômen realmente forte e sarado e com uma postura exemplar e uma coluna supersaudável.

Bruno Motta
Educador Físico
Saiba mais sobre o Bruno em www.projetosaudeinteligente.com.br


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Frutas melhoram a qualidade do sono

Dica de hoje do Dr. Minuzzi Filho: frutas que podem melhorar a qualidade do sono. Confira o texto e aproveite as dicas!

A melatonina é um hormônio produzido por animais e plantas. No corpo humano, tem como principal função regular o sono. Em diversos país, como nos EUA, por exemplo, já se usa a melatonina como suplemento alimentar há algum tempo. No Brasil, sua venda ainda não está liberada.



Descobriu-se que existem fontes naturais de melatonina a partir de alimentos que são capazes de aumentar os níveis desse hormônio. Um estudo recente da Universidade  Khon Kaen, da Tailândia, testou diferentes frutas tropicais e suas capacidades de aumentar os níveis de melatonina no organismo. A medida era feita através da dosagem de 6-sulfatoximelatonina na urina. O maior aumento identificado foi com a ingestão de abacaxi (266 %). Em segundo lugar ficou a banana (180 %) e, depois, a laranja (46 %). Outras boas fontes naturais de melatonina são: aveia, gengibre, tomate, arroz, cevada, entre outros.


Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Botox previne o envelhecimento?

Hoje, no Blog PSI, Dr. Minuzzi Fº, médico responsável pela área de cirurgia plástica da Clínica Minuzzi, fala sobre a aplicação de botox para a prevenção dos sinais do envelhecimento. Confira o texto abaixo.

Estudo entre irmãs gêmeas demonstrou que a toxina botulínica previne envelhecimento da face. Sabe-se que, atualmente, é desejo da maior parte da população retardar os sinais do envelhecimento. Um estudo realizado pelo cirurgião plástico americano William J. Binder, demonstrou a eficácia do uso contínuo do botox para prevenção e não apenas para tratamento das rugas da face.



O experimento acompanhou, durante 13 anos, duas irmãs gêmeas idênticas. Uma (à direita nas fotos) realizou de duas a três aplicações de toxina botulínica por ano. A outra (à esquerda nas fotos), recebeu apenas duas aplicações (3 e 7 anos antes da publicação do trabalho) durante todo o período.

Nas fotos retiradas do trabalho publicado, identificam-se as diferenças entre as gêmeas e como o tratamento com aplicações seriadas diminuiu os sinais de envelhecimento como as rugas da fronte (testa) e ao redor dos olhos (os conhecidos "pés de galinha"). Nenhuma das pacientes apresentou qualquer tipo de complicação. O estudo ainda concluiu que as aplicações seriadas de toxina botulínica foram eficazes no retardo do aparecimento das rugas da face.

Fonte/Referência bibliográfica:
Long-Term Effects of Botulinum Toxin Type A (Botox) on Facial Lines A Comparison in Identical Twins
William J. Binder, MD Arch Facial Plast Surg. 2006;8(6):426-431

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CHOCOLIFT®

O assunto de hoje no Blog PSI é sobre alimentos funcionais! Confira, abaixo, a dica da Essential Nutrition, parceira oficial do Projeto Saúde Inteligente. Ah, e delicie-se com o CHOCOLIFT®!


Pessoas que buscam um corpo bonito e, principalmente, saúde, não abrem mão de alimentos que sejam funcionais e livres de aditivos químicos que possam prejudicar seus objetivos. Pensando nisso, a Essential Nutrition desenvolveu uma linha de alimentos funcionais, a Essential Foods

Na intenção de criar um produto muito consumido no mundo todo e com propriedades benéficas, nasceu o CHOCOLIFT®, um chocolate com whey protein (proteína isolada do soro do leite), óleo de coco, fibras solúveis, sem açúcar, lactose e gordura trans. Perfeita opção para quem não abre mão do sabor e de uma proteína de alto valor biológico!

As inúmeras propriedades do chocolate já foram amplamente pesquisadas e difundidas. Em diferentes estudos, seus nutrientes mostram uma capacidade de melhorar o funcionamento cerebral e prevenir doenças. A composição de CHOCOLIFT® faz com que uma barra de 40 gramas seja rica em nutrientes e ofereça 14% das quantidades diárias de proteína que um adulto necessita.  Já o óleo de coco é rico em ácidos graxos benéficos ao organismo, além de promover o efeito termogênico (acelera o metabolismo) e proporcionar a sensação de saciedade. Desta forma, combinaram-se as delícias do chocolate aos benefícios do whey protein, tornando-o um produto saudável, gostoso e nutritivo.

Para atletas e esportistas que suplementam proteínas de alto valor biológico, whey protein é uma fonte completa, e poder agregá-lo ao sabor do chocolate torna-se boa opção para variar o shake normalmente utilizado. Estudos demonstraram que uma dieta balanceada e suplementada com whey protein auxilia na perda de gordura corporal e manutenção de massa magra. Uma explicação é que a quantidade de leucina presente no whey regula a sinalização da insulina direcionando a energia produzida para síntese muscular, ao invés de levar ao armazenamento no tecido adiposo.

A presença de antioxidantes proveniente do cacau, faz com que CHOCOLIFT® torne-se essencial para pessoas que buscam otimizar a saúde  com os benefícios do chocolate. Por não conter açúcar e gordura trans, o chocolate pode ser consumido por indivíduos diabéticos e gestantes sem restrições.
CHOCOLIFT® é uma excelente opção para crianças e adultos amantes de chocolate e, claro, fazendo parte de uma dieta balanceada.

Saiba mais sobre os produtos Essential Nutrition em www.essentialnutrition.com.br ou acesse www.chocolift.com.br.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Exercício físico vs. Estresse

Nossa dica de hoje é de Bruno Motta, educador físico do Projeto Saúde Inteligente. O especialista fala sobre o exercício físico como aliado no combate ao estresse. Confira o texto abaixo e aproveite!


Escolhi este assunto para iniciar as postagens no blog em virtude deste tema ser um mal cada vez mais presente na vida de todos. O estresse é uma das doenças do mundo moderno que mais têm acometido o ser humano nos dias de hoje. É praticamente impossível viver sem sofrer, de alguma forma, os efeitos deletérios desse problema. Seja no ambiente do trabalho, no trânsito, em casa, ou em qualquer outra situação que gere desconforto mental, físico ou emocional, o estresse se faz presente, por isso, é mais do que essencial que  as pessoas, sob situações estressantes realizem exercícios físicos que lhes proporcionem mais prazer e bem-estar.


Estresse, segundo MICHAL (1998), é o nome dado à "resposta fisiológica, psicológica e comportamental de um indivíduo que procura adaptar-se e ajustar-se às pressões externas e internas". Em nosso organismo, o estresse age inicialmente com um aumento da pressão sanguínea, da freqüência cardíaca e suor nas palmas das mãos. A partir daí, mantendo-se a mesma exposição, inicia-se uma série de processos que podem levar a diversas doenças físicas e mentais, com magnitude diferente de cada indivíduo. O estresse também reduz a liberação de GH, hormônio do crescimento e principal responsável pelo anabolismo celular ou metabolismo construtivo, como é chamado o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos. 

Por outro lado, indivíduos estressados aumentam a liberação de um hormônio chamado cortisol, que é conhecido por muitos como o “hormônio do estresse”. Quando estamos em situações de alto nível de estresse, ocorre uma maior liberação deste hormônio em nosso corpo, colocando nosso metabolismo em uma situação de catabolismo (degradação de massa magra e outros nutrientes). Alguns sinais do organismo exposto ao estresse são:

  • Cansaço 
  • Irritabilidade 
  • Dificuldade para concentração 
  • Perda de apetite 
  • Insônia ou sono exagerado 
  • Diminuição do desejo sexual 
  • Dores generalizadas 
  • Problemas gastrointestinais 
  • Desmotivação

A atividade física regular reduz os níveis dos hormônios estressantes no sangue, melhora a autoestima, auxilia na regulação das funções respiratórias e circulatórias e tem efeito calmante, melhorando a qualidade do sono e o desconforto muscular. Para isso, os exercícios devem ser realizados de três a quatro vezes por semana, de baixa ou média intensidade, e durante um período que pode variar de trinta minutos a uma hora. Os exercícios aeróbios ao ar livre, atividades coletivas e divertidas são recomendadas para a diminuição dos níveis de estresse. Porém, o mais importante é realizar as atividades físicas que lhe proporcionem mais prazer.

Bruno Motta
Educador Físico
Saiba mais sobre o Bruno em www.projetosaudeinteligente.com.br



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Proteínas de alto valor biológico

Você sabe o que são proteínas de alto valor biológico?! Uma dúvida frequente que ouvimos em consultório e em conversas sobre saúde é sobre o significado do tal “valor biológico” das proteínas.

Valor biológico é uma classificação, uma escala, criada para determinar a porcentagem de uma determinada fonte nutricional utilizada pelo corpo humano. No caso das proteínas, o valor biológico mede a eficiência pela qual seu corpo usa uma fonte especifica. Ou seja: quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter. Esta escala é particularmente útil para comparar as proteínas completas, que são as mais interessantes para malhadores e esportistas.

Proteínas são compostas por aminoácidos. Estes, são divididos em essenciais (aqueles que precisamos adquirir através de fontes externas) e não essenciais (os que o corpo é capaz de produzir). Quando falamos em proteínas com alto valor biológico é importante salientar que elas são ricas em aminoácidos essenciais. A fonte de proteína natural de mais fácil absorção é o ovo (clara + gema), o qual a porcentagem de utilização pelo nosso corpo é 94%. Por esse motivo, o alimento ganhou a graduação "100" e todas as outras proteínas são graduadas de acordo como são digeridas quando comparadas à proteína do ovo.


Atualmente, já existem proteínas que são ainda melhor digeridas do que a proteína do ovo e possuem utilização pelo corpo maior do que 94%. Então, estas proteínas têm graduação superiores a 100. Confira abaixo a lista de diferentes fontes de proteína e suas respectivas graduações:

Fontes de Proteína Natural (alimento - graduação)
Ovo (inteiro) - 100
Leite de vaca - 91
Clara de ovo (albumina) - 88
Peixe - 83
Bife magro - 80
Frango - 79
Arroz - 59
Feijão - 49

Fonte de Proteínas Criadas em Laboratório (alimento - graduação)
Whey Protein Isolado - 110/159
Whey Protein Concentrado - 104
Caseína - 77
Proteína de soja - 74

Aproveite nossas dicas e confira as novidades do Projeto Saúde Inteligente em www.facebook.com/ProjetoSaudeInteligente, www.instagram.com/ProjetoSaudeInteligente e www.projetosaudeinteligente.com.br.

Fonte: Projeto Saúde Inteligente (todos os direitos reservados)
Especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Filho (CRM 32148)