quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Saúde da mama (por Dr. Minuzzi Fº)

Relógio Biológico: as mamas envelhecem mais rápido que o resto do corpo? Dr. Minuzzi Fº, cirurgião plástico e um dos mentores do Projeto Saúde Inteligente, fala sobre o assunto. Confira!


A insatisfação com relação às mamas é, com certeza, um dos principais motivos pelo qual recebo pacientes em meu consultório, quer seja pelo tamanho, grandes ou pequenas, quer seja por outras queixas estéticas, fato de estarem caídas ou assimétricas ou até mesmo por terem sido sede de outras doenças, como o câncer de mama e necessitando assim de cirurgia reconstrutora.

Um recente estudo, realizado na Universidade da Califórnia (UCLA), pelo Dr. Steve Horvath, demonstrou uma técnica que consegue calcular a idade das diferentes células dos órgãos do nosso corpo. A ideia era identificar o que envelhece mais rápido ou mais lento no nosso organismo.
A maioria dos tecidos do nosso corpo acompanham a idade cronológica, no entanto, se viu o tecido mamário nas mulheres envelhece mais rápido que o resto do corpo, em média 2-3 anos mais velho. E, ainda mais interessante, quando se identificava câncer de mama, este possuía tecido 36 anos mais velho, e as células ao redor 12-13 anos, o que fortalece a relação da neoplasia com o envelhecimento.

Esses achados vão de encontro com as rotineiras queixas de pacientes que ainda jovens referem que suas mamas “envelheceram” antes da hora, e com a cirurgia plástica buscamos reverter essas queixas.

Novidades como essas nos levam a acreditar que um dia seremos capazes de controlas os nossos “relógios internos.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)




terça-feira, 29 de outubro de 2013

Chocolate (por Cecília Cesa Schiavon)


A obesidade continua sendo um grande desafio para a saúde pública e sua prevalência está aumentando rapidamente. Por isso, muitos estudos para tentar controlar o problema vêm sendo desenvolvidos e são muitas as novidades em nutrição a cada dia.

Capa de uma revista nacional de grande circulação, há pouco tempo, o chocolate é o alimento da vez. Rico em polifenóis, uma classe de fitoquímicos que reduz os fatores de risco para o diabetes tipo II e doenças cardiovasculares, a novidade é que podem contribuir também no tratamento da obesidade. Ainda não está claro, mas isso pode acorrer através de diferentes mecanismos, tais como a redução da absorção e / ou da síntese de gordura e da saciedade. Estes resultados foram investigados em modelos animais de obesidade, culturas de células e ainda poucos estudos observacionais e clínicos em humanos, mas as investigações realizadas até o momento têm demonstrado resultados promissores!

Porém, vale um alerta: o chocolate que encontramos nas prateleiras dos supermercados, em geral, apresentam uma elevada densidade de energia (cerca de 500 kcal / 100 g), além de grande quantidade de gordura, incluindo gordura trans. O consumo excessivo desse tipo de chocolate ao invés de benefícios, irá induzir ganho de peso, um fator de risco para a hipertensão, dislipidemia, diabetes e distúrbios cardiovasculares e metabólicas em general, ou seja o oposto do que vinhamos falando.

Prefira o chocolate amargo, ou ainda melhor, o que contém 70% de cacau ou o cacau em póMinha dica é adicionar cacau em pó em shakes, bolos e sob frutas e obtenha todos os benefícios desse super alimento.

Texto especialista: Cecília Cesa Schiavon (nutricionista)






















Fontes:
Farhat G., et al. Dark Chocolate: An Obesity Paradox or a Culprit for Weight Gain? Phytother Res. 2013
Buitrago-Lopez A., et al.Chocolate consumption and cardiometabolic disorders: systematic review and meta-analysis. British Medical Journal, 2011.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Quanto podemos lipoaspirar

Existe um limite de gordura que podemos retirar em uma lipoaspiração? O Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº, cirurgião plástico e um dos mentores do Projeto Saúde Inteligente, responde!


Esta pergunta é muito frequente nos consultórios de cirurgia plástica. A resposta é: sim, existe um limite de gordura que podemos retirar durante a cirurgia de lipoaspiração. Na verdade, é uma resolução do Conselho Federal de Medicina que, somente, de 5% a 7 % do peso corporal do paciente pode ser lipoaspirado, e em até no máximo 40 % da superfície corporal. Este é um procedimento ideal para tratamento de gorduras localizadas e não de obesidade.

Uma paciente com 70 kg pode retirar, no máximo, em torno de 4 kg na cirurgia. Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico seguro e que somente deve ser feito por cirurgião plástico especialista credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e em ambiente adequado, ou seja, bloco cirúrgico com infraestrutura hospitalar.

Não existe lipoaspiração sem cortes! Cuide bem de sua saúde, procure médicos especialistas e sempre confira o currículo do profissional e busque referências.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)





sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Benefícios da Bicicleta

Um dos meios de transporte mais antigos do mundo anda com tudo no Projeto Saúde Inteligente! Afinal, nosso ciclista oficial, o Pirecco (participante do PSI - foto abaixo), tem nos mostrado as vantagens em dar uma boa pedalada por aí. Confira o texto do Dr. Minuzzi Fº sobre os benefícios em andar de bicicleta e aproveite o fim de semana para colocar a "magrela" para trabalhar!


Chegou o horário de Verão e o clima está cada dia mais agradável. Um ótimo exemplo de bom hábito que podemos adicionar à nossa rotina é o ciclismo. Nosso participante, o Pirecco, já aderiu ao novo meio de transporte há alguns anos e reserva o uso do carro apenas para os dias de chuva. Aí vão 7 motivos para você pensar melhor e tentar entrar nessa onda da bike também:

  • Promove sensação de liberdade e independência (saúde mental);
  • Oferece baixo impacto, protegendo as articulações;
  • Meio de transporte (boa opção para driblar os congestionamentos);
  • Exercício físico para os membros inferiores;
  • Faz bem à saúde e melhora a frequência cardíaca;
  • Tem baixo custo de manutenção;
  • Não polui.

Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios deste ótimo exercício. Pratique, mas consulte um especialistas para treinamentos mais específicos. 

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Saúde intestinal (por Cecília Cesa Schiavon)



Você não é só o que você come. Você é o que você come, absorve, utiliza e excreta. Nesse sentido, o intestino tem um papel muito importante no nosso organismo. Você sabia que o intestino está relacionado com produção hormonal, função imune, neurotransmissores (inclusive a famosa serotonina), além da absorção e exceção?

Portanto, cuidar da saúde intestinal é o primeiro passo para perder ou manter o peso; ter a pele, cabelos e unhas saudáveis; e ainda manter o bom humor (fundamental para ser bonita).
Você deve conversar com seu nutricionista para avaliar se seu funcionamento intestinal está adequado. A frequência e a consistência das fezes pode dizer muito sobre sua saúde e seus hábitos alimentares. 

Convencidos a proporcional mais saúde ao seu intestino? Vamos às dicas:
- Tenha disciplina: escolha um melhor horário e local para as evacuações.
- Hidrate-se! Mantenha sempre uma garrafinha de água por perto. Prefira as de vidro ou aço inoxidável, no lugar das de plástico.
- Inclua o suco verde na sua rotina.
- Atividade física regular é muito importante para bom funcionamento intestinal. Mexa-se!
- Mastigue bem os alimentos. Comer é um dos prazeres da vida, pressa pra que?
- Faça as refeições em um local calmo e tranquilo. Quando não for possível, evite ao menor ficar olhando o celular, vendo TV e o principal, evite assuntos polêmicos à mesa. Deixe as discussões para um outro momento.
- Fibras! Abuse dos alimentos integrais. Como o próprio nome já diz, estão íntegros, não perderam seus nutrientes no refinamento. Além de fibras você ganha nutrientes! A necessidade de fibras diária é de, em torno, 25g. Para atingir a recomendação:

  • Adicione um mix de sementes (girassol, chia, linhaça, gergelim) nas frutas do café da manhã.
  • Inclua aveia em vitaminas, bolos, e sob frutas.
  • Substitua o arroz, a massa e o pão branco por versões integrais.
  • Consuma frutas com casca (maça, pera, pêssego, ameixa)
  • Consuma mamão e laranja com bagaço e / ou suco natural com gominhos
  • Inclua verdura e legumes no almoço e no jantar
  • Cozinhe legumes no vapor, deixando-os ao dente.
Por fim, procure um profissional de saúde capacitado para verificar como está sua microbiota intestinal, se você apresenta sintomas de alergia alimentar e como está sua digestão de proteínas. Caso seja necessário, poderá propor o uso de probióticos, associados aos prébióticos. 

Cuide-se!

Texto especialista: Cecília Cesa Schiavon (nutricionista)


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Aerobiose em jejum (por Bruno Motta)



O assunto de hoje é de extrema importância para todos, tendo em vista que o método de treinamento a ser utilizado interfere diretamente nos resultados que serão obtidos nos treinos. Muitas pessoas visam este tipo de treinamento para promover o emagrecimento, em um estado de jejum, existe pouco glicogênio (principal fonte de energia durante exercícios de alta intensidade) armazenado em nossos músculos, com isso, existe uma maior mobilização de gordura como fonte energética predominante durante o exercício.

Acontece que o cérebro é um órgão totalmente ativo, e apesar de representar apenas 2% da massa total disponível de um adulto, é responsável por quase 15% do gasto energético em repouso, e você sabe qual é a sua principal fonte energética? A glicose. No jejum, primeiramente ocorre a mobilização de glicose do fígado, o qual chamamos de glicogênio hepático. Em seguida, é feito o CATABOLISMO (degradação de massa magra) das proteínas que são diretamente utilizadas pelos tecidos para conversão de energia. Após esta fase de utilização de proteínas e carboidratos, prioriza-se finalmente a mobilização de gordura. 

Caso o jejum prossiga por muito tempo, intensifica-se novamente o CATABOLISMO PROTEICO (perda de massa magra), dessa vez de forma mais acentuada e danosa, podendo ocorrer desmaios por estar em um estado hipoglicêmico (pouca glicose no sangue). Além dos perigos envolvidos nos desmaios, há um muito mais grave, DANOS NEURAIS PERMANENTES. Isto significa que seu cérebro pode ser gravemente lesado com este tipo de treinamento, pois a falta de glicose irá causar apoptose neuronal (morte de neurônios).

Portanto, tome muito cuidado na hora de escolher o tipo de treinamento que você irá realizar, pense sempre na sua saúde, avalie as conseqüências e riscos que podem ser gerados e se irá ser realmente eficiente e benéfico para você. 

Volto a dizer: treinamento é coisa muito séria, seu corpo não pode correr riscos, procure sempre um profissional qualificado antes de sair fazendo aquele treino que você leu na revista ou viu em alguma rede social. Descubra os prós e contras, busque sempre uma explicação fisiológica para avaliar se realmente será benéfico para você.

Bons treinos a todos!

Qualquer dúvida, envie um email para brunomottapersonal@hotmail.com que terei o maior prazer em respondê-lo. 

Texto especialista: Bruno Motta (educador físico)


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alga marinha

Elas estão na moda, mas muitas pessoas ainda têm curiosidade sobre elas. A Luiza Lubianca, uma das nutricionistas do Projeto Saúde Inteligente, explica um pouco sobre as algas. Confira!


As algas são alimentos que possuem muitas propriedades para a saúde e para a estética. Como tem alta concentração de água, elas tem o poder de diminuir ou prevenir as celulites e flacidez (pois ela também tem ação do colágeno).

São antioxidantes naturais (combatem radicais livres), prevenindo doenças crônicas, como obesidade, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Ricas em proteínas, hidrato de carbono e contem pouca gordura. Ela é bem rica em ferro, o que auxilia na anemia.

#ficaadica – Adicione à salada o Kombu e Wakame fica mais saborosa, podemos substituir os croutons e no iogurte.

Texto especialista: Luiza Lubianca (nutricionista)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Suco verde

A dica de hoje da Cecilia Cesa Schiavon, nutricionista do Projeto Saúde Inteligente, é apostar no suco verde! Estamos cansados de saber que frutas e vegetais fazem bem para a saúde, mas nem sempre conseguimos consumir nas doses certas. Além disso, fontes para intoxicar o organismo não faltam na nossa dieta e no nosso dia a dia. Sendo assim, o suco verde pode contribui para amenizar tudo isso! Confira a receita.



O suco verde é uma boa fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais e, ainda, de fibras (dica de reaproveitamento). Seus componentes apresentam diferentes propriedades funcionais auxiliando o sistema imunológico e reduzindo a ação das espécies reativas (radicais livres, por exemplo) que em excesso contribuem para progressão de diversas doenças e envelhecimento precoce. Receita base:

a) 1 folha (couve, espinafre, rúcula, agrião)
b) 1 raiz (cenoura, beterraba)
c) 1 tempero (hortelã, gengibre)
d) 1 fruta (maça)
e) Água (filtrada ou de coco)

Você pode fazer da forma que mais agradar o seu paladar, mas a couve, cenoura, maçã, hortelã ou gengibre fazem uma excelente combinação em sabor e saúde. 

Dica: a centrífuga é o mais indicado para fazer o mix pois retira melhor os nutrientes dos alimentos, mas caso não tenha uma, bata tudo no liquidificador e coe em seguida. Para quem não está tão preocupada com o peso, e sim com melhorar os hábitos, a Cecilia deu outra dica legal. Em vez de jogar fora os alimentos triturados após coar o suco, use essa mistura rica em fibras para fazer um bolo delicioso.

Bolo do Suco Verde (sem lactose):
- Mistura triturada do suco verde
- ½ xícara de óleo 
- 3 ovos orgânicos
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 ½ xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de quinia em flocos
- ½ xícara de aveia em flocos
- 1 colher de fermento em pó
- Canela à gosto

Bata tudo no liquidificador que fez o suco, misture a parte a farinha e o fermente e asse até ficar douradinho.

Importante: não indicado para pessoas em hemodiálise, grávidas e em tratamentos com anticoagulantes. 

Consulte o seu nutricionista para maiores detalhes e para encontrar as dicas perfeitas para você.

Texto especialista: Cecília Cesa Schiavon (nutricionista)


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cuidados com a pele

Se você é uma pessoa que cuida da saúde, principalmente da alimentação e saúde da pele, confira a dica da Dra. Lyane Minuzzi e do Dr. Minuzzi Fº sobre os cuidados com a pele. E saiba: a deita ocidental causa acne! Confira o texto abaixo.


A dieta ocidental, baseada em refeições hipercalóricas, fast-food, alimentos industrializados, e consumo elevado de carne e gordura, está relacionada com a causa da acne, a epidemia que envolve jovens e adultos. Estudo publicado na revista Dermato-Endocrinology apresenta o importante papel da dieta na causa da acne, devido a hiperestimulação do mTORC1, e consequente aumento da atividade das glândulas sebáceas, causado pela alimentação ocidental.

É indicado, no tratamento de pacientes que sofrem com as famosas espinhas, uma dieta rica em frutas, vegetais e castanhas, e menos calorias.

Importante lembrar também que os pacientes estarão também prevenindo outras doenças relacionadas ao aumento da atividade do mTORC1, como obesidade, diabetes tipo 2, câncer e doenças neurodegenerativas. 

Especialistas: Dra. Lyane Minuzzi e Dr. Minuzzi Fº
Mais em www.projetosaudeinteligente.com.br


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Alongamentos

Começamos este post com uma dúvida muito comum entre os praticantes de atividades físicas: o alongamento deve ser feito antes ou depois dos exercícios? Confira a dica de Bruno Motta, educador físico do Projeto Saúde Inteligente e saiba: o alongamento é extremamente necessário, independente dos objetivos ou da modalidade a ser praticada.


O alongamento melhora a flexibilidade, previne lesões, aumenta o desempenho, minimiza as dores musculares decorrentes de uma postura inadequada ao longo do dia, ajuda na remoção do lactato, entre outros inúmeros benefícios comprovados por diversas pesquisas realizadas ao longo dos anos.  

Pois bem, depois de citados alguns benefícios que o alongamento pode trazer, qual seria o momento ideal para realizá-lo?

Ao iniciar um exercício, você precisa de um bom aquecimento nas articulações que serão utilizadas durante o treinamento, com movimentos mais amplos e dinâmicos, utilizando apenas seu peso corporal (ex: girar os braços para frente e para trás ou flexionar  e estender seus joelhos, etc).  
Isso irá preparar o seu corpo para o exercício principal e irá minimizar o desgaste articular, pois ao realizar estes movimentos, é liberado um líquido chamado de "sinovial" que funciona como um lubrificante articular, minimizando o atrito e melhorando a mobilidade da articulação envolvida.

Após o seu treino, cuide para alongar com maior intensidade, apenas a musculatura que não foi solicitada, tendo em vista a existência de micro-traumas nos músculos exercitados. 

Caso seu objetivo seja o aumento da flexibilidade, você deve dedicar um dia da sua semana para isso, tendo em vista que este tipo de treinamento é muito mais intenso do que um simples alongamento, pois como o próprio nome já diz, o objetivo é aumentar a flexibilidade muscular, indo ao limite, sendo bem mais prolongado e doloroso durante a execução dos movimentos. 

Cuide da sua postura, e mantenha hábitos saudáveis sempre, com certeza seu corpo irá te agradecer quando você precisar dele no futuro!

Bruno Motta 
Educador Físico 
CREF 014829-G/RS
www.projetosaudeinteligente.com.br



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Refrigerante diet engorda

Se você tem dúvidas sobre o refrigerante diet, o Dr. Minuzzi Fº explica. Confira!


Recente estudo francês publicado no American Journal of Clinical Nutrition, relatou alguns dados muito interessantes sobre os refrigerantes com adoçantes. 

Foram comparados três grupos de indivíduos: os que ingeriam refrigerantes com açúcar, com adoçante ou aqueles os quais consumiram apenas suco naturalConstatou-se que, tanto o refrigerante normal (com açúcar) quanto o diet ou light, aumentaram o risco de desenvolver Diabetes tipo 2 – e esse risco foi maior nos refrigerantes com adoçante. Também foi constatado que os indivíduos que tomavam refrigerante dietéticos consumiam uma quantidade muito maior, quase o dobro, da bebida comparado aos outros grupos, o que demonstra o maior risco de criar dependência.

Conclusão: refrigerantes dietéticos, apesar de terem menos calorias, acabam aumentando o risco de desenvolver Diabete Melitus tipo 2 e causar dependência. Estudos também apontam que podem causar ganho de peso por aumento do apetite e diversos outros efeitos deletérios à saúde devido a quantidade elevada de sódio na sua composição.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)



domingo, 13 de outubro de 2013

Lasanha de beringela

Nossa sugestão de hoje é para quem gosta de uma boa lasanha! A nutricionista do Projeto Saúde Inteligente, Luiza Lubianca, dá uma dica supersaborosa e saudável: lasanha de beringela. Experimente, é simples e fácil!


A receita é muito fácil! Acompanhe:

1) Cortar 3 berinjelas ao comprido em fatias bem finas. 
2) Deixá-las de molho em água com um pouco de sal por 10 minutos, ou com um pouco de limão.
3) Enquanto isto, refogue a carne moída com cebola e tomate de modo a fazer uma boa quantidade de molho. 
4) No fundo de um refratário, coloque um pouco do molho da carne (de tomate), depois coloque uma camada de berinjela. A seguir, a carne moída com o molho, nova camada de berinjela e assim sucessivamente. 
5) Por fim, cubra com rodelas de tomate e queijo cottage. Asse no forno pré aquecido, deixe 30 min coberto com papel alumínio e mais uns 20 minutos descoberta. Depois, é só saborear!

Saiba mais sobre a Luiza Lubianca, nutricionista do Projeto Saúde Inteligente, em www.projetosaudeinteligente.com.br.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dieta mediterrânea

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da dieta mediterrânea, certo?! Pois saiba que estudos recentes comprovam a eficácia da dieta. Aproveite as dicas de Cecília Cesa Schiavon, nutricionista do Projeto Saúde Inteligente.


Estudo de revisão, do tipo meta-análise, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, atualizou um trabalho anterior sobre estudos de coorte que investigaram os efeitos da adesão à dieta mediterrânea sobre o estado de saúde e comprovaram: proteção significativa e consistente fornecida pela adesão à dieta mediterrânea em relação à ocorrência das principais doenças crônicas.

E o que caracteriza a dieta mediterrânea? Como colocar em prática dentro de nossos hábitos alimentares brasileiros?

• Utilize azeite de oliva (2 colheres de sopa ao dia), fonte de gordura monoinsaturada, importante para equilibrar nossa dieta. Prefira o extravirgem para obter ainda os benefícios antioxidantes. O abacate também é uma importante fonte de gordura monoinsaturada. Além disso, utilize diferentes tipo de óleos: soja, milho, girassol, intercalando-os.
• Lentilha ou feijão: fonte de fibra e aminoácidos essenciais.
• Cereais integrais: fonte de fibras, vitaminas e minerais enquanto os refinados, em geral, trazem apenas carboidratos simples e poucos nutrientes. Substitua a massa, o arroz e o pão branco por integrais. 
• Vinho ou suco de uva: importante fonte de flavonoides, poderoso antioxidante.
• Tomate, ou melhor, molho de tomate: o licopeno presente no tomate é absorvido de forma mais efetiva quando o mesmo está cozido.
• Oleaginosas: castanha do Pará, castanha de caju e nozes (2 und cada). Faça um mix de castantas e leve sempre com você para um lanche “quebra-ganho”.
 Frutas frescas (diversas e coloridas): mínimo 3 ao dia. Mantenha a fruteira sempre cheia e colorida para apetecer o consumo.
• Peixe: ao menos 2 x por semana. Evite os fritos.

Aproveite!

(Sofi et al. Accruing evidence on benefits of adherence to the Mediterranean diet on health: an updated systematic review and meta-analysis. Am J Clin Nutr 2010;92:1189–96.)

Saiba mais sobre a Cecília Cesa Schiavon e o Projeto Saúde Inteligente em www.projetosaudeinteligente.com.br

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Botox contra suor nas axilas

Se você é uma daquelas pessoas que sofre com o excesso de transpiração nas axilas, confira a dica do Dr. Minuzzi Fº para combater esse incômodo tão indesejado, principalmente, pelo sexo masculino.


Uma queixa muito comum, tanto dos homens quanto das mulheres, é o suor excessivo nas axilas. Distúrbio que causa, além do desconforto pessoal, um problema social. Quantas vezes não deixaste de usar alguma roupa por medo de aparecer molhado nas axilas? Indivíduos que praticam atividades físicas tendem a ter este tipo de queixa ainda mais comumente, e é para esta pessoa que dedico uma ótima opção de tratamento e com resultados muito agradáveis: a aplicação local de Botox (toxina botulínica). 

O primeiro relato de abolição de sudorese em função da toxina botulínica farmacológica foi feito em um estudo nos EUA (1995). Durante o experimento, um voluntário se autoinjetou uma (01) unidade de toxina no subcutâneo do antebraço e conseguiu, com isso, a abolição da sudorese.

A aplicação, atualmente muito utilizada por dermatologistas e cirurgiões plásticos, é feita no consultório e dura 15-20 minutos. O efeito é notado a partir de 72 horas após a aplicação. O tratamento não é definitivo e o efeito costuma durar de 4 a 10 meses, podendo ser reaplicado, sem qualquer problema, assim que o suor voltar a aparecer.

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)


Suplementação com Cálcio e Vitamina D

Você sabia?! A suplementação com cálcio e vitamina D está associada à diminuição da gordura visceral. Texto escrito pelo Dr. Minuzzi Fº conta um pouco mais. Acompanhe!


Que cálcio e vitamina D são importantes para nossa saúde, todos sabemos! Mas um recente estudo trouxe outro importante achado com relação à propriedade dessas substâncias. 

Comparando 2 grupos de adultos obesos que faziam dietas idênticas, fez-se suplementação com cálcio e vitamina D em apenas um dos grupos. Viu-se que, no grupo que estava sendo suplementado, houve, além da perda de peso, uma significativa diminuição da gordura visceral (intra-abdominal). Desta forma, diminuindo, também, o risco de outras doenças como diabetes e doenças cardíacas

Atualmente, a maior parte da população não atinge as necessidades mínimas de vitamina D e cálcio com suas dietas. Por isso, se torna tão importante a  suplementação. Consulte seu especialista.

(American Journal Clinical Nutrition 95: 101-108, 2012)

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)



terça-feira, 8 de outubro de 2013

Panqueca de proteína

Hoje, no Projeto Saúde Inteligente, é dia de ir para a cozinha! Que tal experimentar uma panqueca proteica?! Além do alto teor de proteínas, a dica da Luiza Lubianca (nutricionista do PSI) é para uma refeição muito saudável que poderá substituir um almoço, lanche ou jantar. Veja a receita abaixo.



INGREDIENTES

Massa:
• 2 colheres de sopa de aveia
• 2 colheres de sopa de Mix 7 grãos
• 2 claras de ovo
• 1 colher de sopa de leite (desnatado)
• 2 colheres de sopa de albumina sem sabor
• 1 colher de sopa rasa de queijo cottage
• 1 pitada de orégano
• 1 pitada de açafrão
• Pimenta a gosto

Recheio:
• 1 lata de atum
• 1 colher de sopa de queijo cottage
• Pimenta a gosto e acremim

MODO DE PREPARO

1) Misturar todos os ingredientes da massa no liquidificador.
2) Untar a frigideira com óleo (sugestão: óleo de alho).
3) Colocar 5 colheres de sopa da massa por vez, deixar até dourar cada lado.
4) Para o recheio, esquentar em uma panela o atum e o queijo cottage até se misturarem. Salpicar pimenta a gosto.

Boa refeição!

Saiba mais sobre a Luiza Lubianca, nutricionista do Projeto Saúde Inteligente, em www.projetosaudeinteligente.com.br.

domingo, 6 de outubro de 2013

Benefícios do gengibre

Texto de Dr. Minuzzi Fº exalta a importância do gengibre para a perda de peso. Confira!


Você sabia que o gengibre pode ajudar a perder peso?

De acordo com um estudo feito no St. Luke’s Roosevelt Hospital, em Nova Iorque, homens obesos que ingeriam chá quente com gengibre mostraram um aumento no seu metabolismo e diminuição do apetite, auxiliando no emagrecimento.

Outras propriedades benéficas do gengibre, já evidenciadas em estudos científicos, são: a ação anti-inflamatória e anti-hipertensiva e estimulador do trato digestivo.
(Metabolism, 61:1347-1352, 2012)

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)





quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Prescrição de treinamento para mulheres

Nossa dica de hoje é para as mulheres que praticam exercícios físicos. O texto de Bruno Motta, educador físico do Projeto Saúde Inteligente, fala sobre a prescrição de treinamento para mulheres. Que tal conferir?! Veja abaixo!


Gostaria muito de falar sobre este assunto em virtude da sua extrema importância para um resultado satisfatório durante os treinamentos. Todas as reações fisiológicas que ocorrem em nosso corpo estão diretamente interligadas aos HORMÔNIOS. No caso específico das mulheres, níveis de concentração hormonal se alteram bastante durante as etapas do ciclo menstrual, e por isso ocorre a tão conhecida TPM (Tensão Pré-Menstrual). Em virtude destas alterações hormonais, a periodização do treinamento para as mulheres deve ser feita de maneira cuidadosa, visando a predominância de diferentes intensidades a cada semana do ciclo menstrual. O cuidado com este tipo de prescrição é fator fundamental para que os resultados sejam alcançados de uma maneira rápida, segura e eficaz. Portanto, tome cuidado ao treinar em alta intensidade durante a sua TPM, além de ficar mais irritada durante os treinamentos, você irá liberar uma grande quantidade de CORTISOL (hormônio catabólico) e assim, estará comprometendo sua quantidade de massa magra.

Quer saber mais? Entre em contato através do email brunomottapersonal@hotmail.com .

Bruno Motta
Educador Físico (CREF 014829-G/RS)


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ovos no café da manhã

Atenção para seu café da manhã! Texto de Dr. Minuzzi Fº, mentor do Projeto Saúde Inteligente, exalta a importância dos ovos na primeira refeição do dia. Confira!


Ovos foram considerados danosos à nossa saúde por mais de 30 anos por ter alto teor de colesterol. No entanto, hoje temos um olhar distinto em relação aos ovos pois eles possuem proteínas de alto valor biológico e ajudam a controlar o apetite. Um estudo realizado no estado americano de Louisiana relatou que a ingestão de ovos no café da manhã ao invés de cereais, em uma dieta com a mesma quantidade de calorias, diminui a quantidade de comida ingerida e aumenta a sensação de saciedade. 

Conclusão: Ovos no café da manhã são fonte de proteínas de alta qualidade e ajudam a controlar o apetite. 

(European Congress Obesity, May 18, 2012)

Texto especialista: Dr. Antônio Carlos Minuzzi Fº (CRM 32148)